Peixe-Prego. Quem comeu sabe que trata-se de um peixe muito saboroso. Na verdade o peixe-prego é um nome dado a dois tipos de peixes, o Echinorhinus Brucus que é um pequeno tubarão e o outro é o Ruvettus Pretiosus também conhecido como Anchova Negra. O Ruvetus Pretiosus é o peixe utilizado para sushis e sashimis.
O sashimi de peixe prego tem um pequeno efeito colateral, este peixe contém uma grande quantidade de um óleo chamado gempylotoxin, que causa dessaranjo intestinal. Por este motivo americanos e canadenses conhecem o peixe-prego como Oilfish. O FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos adverte que se deve ter cautela quanto ao consumo deste peixe, embora seu consumo não seja proibido.
Em 2007 muitos canadenses tiveram problemas intestinais após seu consumo. Em Hong Kong também houveram problemas de pessoas que consumiram e tiveram dessaranjo. Lá o peixe-prego foi erroneamente rotulado como sendo “bacalhau ou robalo” e vendido nas prateleiras dos mercados. Países como Itália e Japão proibiram sua venda devido aos problemas gastro-intestinais causados pelo peixe. O efeito colateral causado é uma diarréia oleosa, bem esquisita. Mesmo com os problemas causados, os responsáveis pela saúde no Canadá dizem que não é necessário ir tão longe, sendo apenas apropriado um alerta para aqueles com estômago mais fraco.
Apesar de todos os problemas do peixe prego, ele é uma sensação entre os que aprecia a culinária japonesa.
De qualquer forma, fica minha dica que o mesmo seja consumido com certa moderação!
Fonte: http://victortrotamundo.wordpress.com/2010/01/19/cuidado-com-o-peixe-prego/
Comentários
Postar um comentário